Prezados alunos, professores, colaboradores e credores,

A SOBEU – Associação Barramansense de Ensino, responsável pela gestão do UBM e Colégio UBM, informa que, em 09 de setembro de 2024, entrou com um pedido de Recuperação Judicial, com o objetivo de reorganizar suas finanças e continuar oferecendo ensino de qualidade a todos os seus alunos.

A Recuperação Judicial visa garantir a sustentabilidade da nossa instituição no longo prazo, permitindo que possamos manter nossas operações sem prejudicar as atividades acadêmicas ou a rotina dos nossos alunos e colaboradores.

Perguntas Frequentes sobre o Processo de Recuperação Judicial
1. O que é a Recuperação Judicial?

A Recuperação Judicial é um processo legal regido pela Lei nº 11.101/2005, que ajuda empresas que estão enfrentando dificuldades financeiras a se reorganizarem para honrarem seus compromissos. Durante esse período, a SOBEU vai renegociar suas dívidas e reestruturar suas operações para superar essa fase e garantir a continuidade das atividades.

2. A Recuperação Judicial é a mesma coisa que Falência?

Absolutamente NÃO! A Recuperação Judicial é um processo que ajuda a empresa a reorganizar suas dívidas e continuar funcionando. O objetivo é justamente evitar que a empresa feche suas portas, dando a ela a oportunidade de se reestruturar financeiramente e honrar seus compromissos ao longo do tempo. Todo esse procedimento ocorre dentro de processo judicial, fiscalizado por um Administrador Judicial e Ministério Público.

Já a Falência acontece quando a empresa não consegue mais pagar suas dívidas e é obrigada a encerrar suas atividades. Nesse caso, seus bens são vendidos para pagar os credores, e a empresa deixa de funcionar completamente

3. Quem é o Administrador Judicial?

O Administrador Judicial é a pessoa ou empresa nomeada pelo Juiz para ajudar a coordenar o processo de recuperação. Ele vai garantir que todas as etapas sejam cumpridas corretamente e que os credores recebam as informações necessárias durante o processo, com suas funções descritas nos termos do art. 22 da Lei nº 11.101/2005.

Para o presente processo, o profissional nomeado foi o Dr. Julio Matuch de Carvalho, sócio do escritório de advocacia Matuch de Carvalho Advogados Associados, com endereço à Av. Almirante Barroso 52 – Grupo 2002, Centro, Rio de Janeiro – RJ, CEP: 20031-917, telefone: (21) 2544-0989, site: http://mcaa.adv.br/index.php/administracao-judicial/.

4. O que acontece com os pagamentos de dívidas?

Durante o processo de Recuperação Judicial, a SOBEU irá apresentar um plano de pagamento para todos os credores, o “Plano de Recuperação Judicial”. O objetivo é garantir que todos os compromissos sejam quitados de forma organizada e dentro das possibilidades financeiras da instituição.

5. Vou receber o que a SOBEU me deve?

Sim, o Plano de Recuperação Judicial vai indicar como e quando a SOBEU fará o pagamento das dívidas para os credores, bem como a origem dos recursos. O processo busca garantir que os credores recebam seus valores, de acordo com as condições estabelecidas no Plano.

6. Como posso acompanhar o andamento do processo?

O Administrador Judicial irá divulgar em seu site http://mcaa.adv.br/index.php/administracao-judicial/ as etapas do processo, incluindo a lista de credores e o Plano de Recuperação Judicial. Todas as informações relevantes estarão disponíveis e os credores também serão comunicados oficialmente no site da universidade.

7. Como funciona a Assembleia de Credores?

A Assembleia de Credores é uma reunião em que os credores poderão discutir e votar sobre o Plano de Recuperação Judicial que a SOBEU apresentará. Todos os credores serão informados sobre a data e os procedimentos para participar da Assembleia.

8. O que acontece se o plano não for aprovado?

Se o Plano de Recuperação Judicial não for aprovado pela Assembleia de Credores ou pelo Juiz, a SOBEU poderá enfrentar dificuldades para continuar o processo de reestruturação. Nesse caso, outras medidas poderão ser discutidas para encontrar uma solução viável.

9. A rotina acadêmica será afetada?

Não. O pedido de Recuperação Judicial não afetará as atividades acadêmicas do UBM ou do Colégio UBM. As aulas continuarão normalmente, com a mesma qualidade e dedicação que sempre oferecemos aos nossos alunos.

10. Como posso tirar mais dúvidas?

Se você tiver outras dúvidas que não foram respondidas aqui, por favor, entre em contato com o e-mail recuperacao.judicial@sobeu.edu.br.

Nosso compromisso é com a transparência e a comunicação aberta com todos os nossos credores, colaboradores, professores e alunos. Estamos trabalhando para superar este momento e construir uma universidade ainda mais forte e sólida.

SOBEU – Associação Barramansense de Ensino