Alunos do Fundamental II do Colégio UBM participaram, nessa quarta feira (30 de março), da confecção de sabão caseiro. A ideia, além de incentivar a sustentabilidade, contribui para divulgar a necessidade da reciclagem do óleo de cozinha, material utilizado na receita, e ensinar aos alunos as reações químicas provenientes da mistura dos ingredientes necessários.
Além do sabão caseiro, outra receita foi feita para demonstração dessas reações. Em vez de utilizar o detergente e o sabão em pó, como é feito para a confecção do sabão, foi utilizado álcool, que gerou uma fermentação na mistura.
Para a professora Sonia Toniato, o objetivo foi que os alunos vissem e entendessem, na prática, essas reações. “O resultado da segunda experiência foi que eles vissem que as substâncias químicas, quando se reúnem, formam uma substância nova e que elas se combinam de forma diferente, dando resultados distintos”, afirmou.
“Os alunos estavam muito empolgados com todo o processo, desde a pesquisa inicial dos elementos necessários para a confecção do sabão até a produção”, comentou Sonia. A professora ainda destacou a importância de atividades como essa para a fixação do aprendizado em sala de aula. “A receita, quando é feita, fica fixada na memória. Quando lida, ela é esquecida. Sempre falo pra eles que, quando a gente faz, aprendemos para o resto da vida”, concluiu.
Depois de finalizado o sabão, ele será dividido em pedaços para que cada aluno leve pra casa, teste seu próprio produto e veja o resultado obtido.
Como fazer o sabão?
1L de água morna
1kg de Soda Cáustica (NaOH)
4L de óleo
1 copo de detergente
1 copo de sabão em pó
Modo de preparo
Junte todos os ingredientes em um recipiente de plástico e vá misturando com um pedaço grande de madeira, sempre tomando cuidado para não ter contato próximo com os ingredientes. Mexer por uns 40/50min até clarear. Depois, usando luvas, despeje o produto em um tabuleiro de madeira e ajeite para que fique uniforme. Deixe esfriar e endurecer para depois cortar em pedaços do tamanho de sua preferência.
O ideal é esperar para cortar no dia seguinte, tomando o cuidado para que o sabão não endureça muito, pois dificulta na hora de cortar.