PAG
Amparada na Lei 9.795/99 (Lei que dispõe sobre a Educação Ambiental no Brasil), na Legislação Interna da Instituição (Resolução CONSUNI-UBM, n° 013/2016 de 21 de dezembro de 2015), na Agenda 2030 da ONU e no PEA-UNESCO (Programa de Escolas Associadas à UNESCO), o Projeto Ambiental Gaia (PAG) do Colégio UBM busca definir diretrizes socioambientais para o corpo docente e discente, equipe gestora e colaboradores. Enfim, busca-se inserir na consciência social a responsabilidade ambiental. Para tanto, o PAG reúne em suas temáticas todos os elementos que levam em considerações aspectos econômicos, sociais e ambientais.
METODOLOGIA ATIVA
Metodologia ativa de aprendizagem é um processo amplo e possui como principal característica a inserção do aluno/estudante como agente principal responsável pela sua aprendizagem, comprometendo-se com seu aprendizado. Nesse contexto as metodologias ativas surgem como proposta para focar o processo de ensinar e aprender na busca da participação ativa de todos os envolvidos, centrados na realidade em que estão inseridos.
FLORESTA-ESCOLA UBM
O ambiente da Floresta-Escola é adaptável e permite uma abordagem metodológica flexível, podendo acomodar uma variedade de estilos de aprendizagem, que são as diferentes maneiras pelas quais as crianças absorvem e processam melhor as informações: aprender fazendo, linguística, interpessoal, matemática e visual. A Floresta-Escola é uma abordagem que permiteaos profissionais perceber o estilo de aprendizagem de um indivíduo.
SALA VERDE
Sala Verde é um espaço definido, vinculado a uma instituição pública ou privada, que poderá se dedicar a projetos, ações e programas educacionais voltados à questão ambiental. Deve cumprir um papel dinamizador, numa perspectiva articuladora e integradora, viabilizando iniciativas que propiciem uma efetiva participação dos diversos segmentos da sociedade na gestão ambiental, seguindo uma pauta de atuação permeada por ações educacionais, que caminhem em direção à sustentabilidade.